POR ONDE ANDA
Estamos criando uma coluna nova no Jornal LD & Cia. para falar dos limaduartinos que saíram para estudar/trabalhar fora e hoje tem outra vida e família. Essa é uma forma de matarmos um pouco da saudade de nossos parentes, amigos ou conterrâneos e também de valorizar o esforço que tiveram e o estímulo que dão a tantos outros. Confira:
Nome completo, idade, profissão, filiação:
Rosa Maria Riolino, 56 anos, aposentada como professora de Ciências e Biologia.
Atualmente trabalho com bombons finos e bolos para casamentos e festas em geral. “Dolce Amore” é a minha marca! Sou filha de Flávio Riolino e Irene Nardy Riolino.
Quando saiu de LD? Por que?
Eu e meus familiares saímos em 1978, para estudar.
Para onde foi inicialmente? Fazer o quê?
Para Juiz de Fora, estudar. Na época estava cursando o 2º ano do ensino médio.
Qual sua trajetória ao longo desses anos? Onde morou, estudou e trabalhou?
Estudei Ciências no CES – Juiz de Fora, depois fiz Biologia no Instituto Incor em Três Corações. Neste período trabalhei no escritório de um posto de gasolina (Posto Xodó), depois trabalhei no antigo Banco Nacional em Juiz de Fora e posteriormente comecei a lecionar, já no final da faculdade. Trabalhei em algumas escolas de Juiz de Fora.
Em 1985 meus pais voltaram para Lima Duarte e eu já havia formado em Ciências. Foi quando comecei a trabalhar na Escola Estadual Ataualpa Duque, em Olaria, onde lecionei por vários anos.
Em 1989 me casei e voltei para Juiz de Fora.
Em 1997 voltei para Lima Duarte por conta de concurso público e retornei para Juiz de Fora em 2001, onde resido até hoje.
Constituiu família? Com quem? Limaduartino também?
Sim. Mas sou separada há 16 anos. Meu ex marido não é limaduartino. Meu atual companheiro que é limaduartino.
Tem filhos? Quantos e em quais idades?
Tenho 3 filhos: Samuel, com 29 anos, mora comigo. Juliana, com 28 anos, mora em Conselheiro Lafaiete e Bruno, com 26 anos, mora em Viçosa. Todos bancários.
Ainda tem parentes em LD? Quem?
Tenho meus pais e três irmãos que moram aí, além de tios, primos por parte de minha mãe e amigos.
Vem sempre aqui?
Às vezes vou e volto no mesmo dia, mas não fico muito tempo sem ir ver meus pais.
Acompanha notícias da terra natal? Como?
Sim, através de familiares e redes sociais, que hoje nos auxiliam muito com as notícias.
Tem saudades daqui?
Muitas e sempre que possível frequentamos alguns eventos que acontecem por aí. Penso muito em voltar a morar aí quando me for possível.
O que acha que LD mudou para melhor? E para pior?
Lima Duarte cresceu bastante, mas mantém as qualidades de uma cidade pequena, o comércio evoluiu bastante com ótimos mercados, farmácias, lojas de roupas e calçados, excelentes restaurantes, etc. Acho a qualidade de vida aí muito boa! Pelas redondezas há muitos lugares lindos para passear e apreciar a beleza natural. Para a minha faixa etária, está excelente, porém os jovens reclamam sobre a vida noturna nos finais de semana … talvez seja algo que possa melhorar!