PARQUE DE IBITIPOCA LIMITE SOBE PARA MIL VISITANTES / DIA
O Parque Estadual do Ibitipoca teve a sua capacidade de visitações diárias ampliada de 600 para mil frequentadores, desde 13/07, com publicação de Portaria. Depois do Termo de Ajuste de Conduta (TAC) assinado entre o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), foram adotadas medidas pela gestão, a fim de ordenar a visitação. Com os resultados apresentados, o Ministério Público considerou que o parque está apto a receber esse número maior de visitantes. A visitação à unidade de conservação estava limitada a 600 pessoas por dia, desde maio de 2018, e atendia a uma determinação do MP, a fim de garantir a preservação da área de 1.488 hectares e seus ecossistemas, além de proporcionar maior segurança às pessoas que visitam o local. Após um intenso trabalho de conservação das trilhas e de manejo da unidade de conservação, foi possível definir, junto ao MP, um novo limite para visitação. O Parque continuará sendo monitorado e, em 120 dias, será feita nova avaliação, podendo ser que esse número seja estendido ainda mais. A administração do Parque deverá, também, implantar sistema eletrônico de venda de ingressos on-line, em sítio eletrônico adequado a tal fim, no prazo de 180 dias. Também serão disponibilizados ingressos para venda na portaria. A decisão faz parte de um aditivo ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), celebrado em 2018, entre o MPMG e o Instituto Estadual de Florestas (IEF), vinculado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).
O Parque Estadual do Ibitipoca teve a sua capacidade de visitações diárias ampliada de 600 para mil frequentadores, desde 13/07, com publicação de Portaria. Depois do Termo de Ajuste de Conduta (TAC) assinado entre o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), foram adotadas medidas pela gestão, a fim de ordenar a visitação. Com os resultados apresentados, o Ministério Público considerou que o parque está apto a receber esse número maior de visitantes.
A visitação à unidade de conservação estava limitada a 600 pessoas por dia, desde maio de 2018, e atendia a uma determinação do MP, a fim de garantir a preservação da área de 1.488 hectares e seus ecossistemas, além de proporcionar maior segurança às pessoas que visitam o local. Após um intenso trabalho de conservação das trilhas e de manejo da unidade de conservação, foi possível definir, junto ao MP, um novo limite para visitação.
O Parque continuará sendo monitorado e, em 120 dias, será feita nova avaliação, podendo ser que esse número seja estendido ainda mais. A administração do Parque deverá, também, implantar sistema eletrônico de venda de ingressos on-line, em sítio eletrônico adequado a tal fim, no prazo de 180 dias. Também serão disponibilizados ingressos para venda na portaria. A decisão faz parte de um aditivo ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), celebrado em 2018, entre o MPMG e o Instituto Estadual de Florestas (IEF), vinculado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).