EMPRESÁRIO ABRE FILIAL EM LD
O proprietário da primeira lavandeira de Conceição de Ibitipoca resolveu expandir seus negócios e apostou em Lima Duarte para montar sua primeira filial. A Lavanderia Moreira foi criada em 2003, com a mãe do empresário, que foi lavadeira de roupas por muitos anos antes, para criar e formar os dois filhos. O pai trabalhava no Parque de Ibitipoca, há muitos anos. Quando saiu, passou a trabalhar na empresa familiar, que já contava, também, com a ajuda de uma tia.
Eles lavavam as roupas de turistas hospedados e pequenas pousadas em casa mesmo, com apenas um tanquinho. O irmão, com 14 anos, foi para Juiz de Fora estudar e ingressou na Polícia Militar, mas Victor optou por ficar em Conceição de Ibitipoca, aonde estudava o 2º grau e trabalhava. Quando foi demitido, passou a trabalhar com a mãe, na lavanderia e resolveu investir na ampliação do negócio. Optou por montar uma empresa e comprou a segunda máquina de lavar roupas de Ibitipoca. Percebendo o tino comercial de Victor, um grande empresário apostou nele, comprou três máquinas de lavar e descontou os valores pagos em lavagens de roupas.
Quando passaram a lavar as roupas das primeiras pousadas, funcionavam em uma varanda aberta, como um galpão. À medida em que aumentavam a clientela, o número de pousadas, ampliavam o negócio e contratavam mais funcionários. Quando atingiram cerca de 10 pousadas, perceberam a necessidade de ampliação e melhorias e passaram a buscar e levar as roupas aos clientes, com carro próprio e motorista. Hoje totalizam 14 pousadas e sete funcionários. Todas as roupas são lavadas e passadas, entregues sem nenhuma mancha, em um serviço 85% industrial, pois fizeram a opção por passar as roupas de forma manual, para manter a tradição e os cuidados originais. Durante as férias, em que o Arraial fica mais cheio, contratam pessoal extra, para dar conta dos serviços, mantendo o compromisso e qualidade.
Com 17 anos, em 2016, Victor fez um plano de vida pessoal: abrir uma filial em 2023. Mas alavancaram tão rápido e o crescimento foi de forma legal, sem empréstimos/ financiamentos, que resolveu adiantar o plano. Estudou o mercado, pensou no norte de Juiz de Fora, mas não gostou, por sair da serra para a cidade de porte médio. Viu que Lima Duarte se encaixava melhor pela logística: distância de 24 km. da matriz, já que utiliza o maquinário da matriz para a lavagem de roupas. O diferencial da filial é a lavagem a seco, principalmente colchões e estofados.
O empresário conta que terminou o 2º grau e aprendeu muito na escola, evoluiu e cresceu pessoal e profissionalmente com a base que teve de família e escola: “Sem esforço, não há glória”, define. Ele agradece a explosão e sucesso de seus negócios a Deus, à sua mãe e à família. Explica que o nome da lavanderia é seu sobrenome e uma homenagem ao bisavô. E termina afirmando que vive 2023 agora. “O mundo é pequeno para quem quer ser grande”, enfatiza.