POR ONDE ANDA

Temos a Coluna “Por Onde Anda?” no Jornal LD & Cia. para falar dos limaduartinos que saíram para estudar/trabalhar fora e hoje tem outra vida e família. Essa é uma forma de matarmos um pouco da saudade de nossos parentes, amigos ou conterrâneos e também de valorizar o esforço que tiveram e o estímulo que dão a tantos outros. Confira:
Nome completo, idade, profissão, filiação: Maria Carlota de Souza Paula, 70 anos, Cientista Política, filha de Afrânio de Paula e Nair Carvalho de Paula.
Para onde foi inicialmente? Fazer o quê? Qual sua trajetória ao longo desses anos? Onde morou, estudou e trabalhou?
Inicialmente, fui para Juiz de Fora cursar a universidade – curso de Ciências Sociais, na UFJF. Em JF, trabalhei em banco, para custear os estudos, como monitora na UFJF e como professora na Escola de Comércio. Terminada a graduação, fiz o concurso para professora na UFJF, fui aprovada para a cadeira de sociologia, mas logo em seguida decidi fazer o mestrado.
De Juiz de Fora, fui para Belo Horizonte, cursar o mestrado em Ciência Política, na UFMG;
De BH, fui a Cuiabá, contratada pela Secretaria de Planejamento do Estado do MT. Poucos meses depois, fui chamada para assumir uma vaga na Universidade de Brasília, cidade em que vivo desde 1975.
Na Universidade de Brasília, trabalhei como professora de sociologia e de política, nos Departamentos de Ciências Sociais e, após um desmembramento, no Departamento de Ciências Políticas e Relações Internacionais. Mais tarde, também fui professora/pesquisadora no Centro de Desenvolvimento Sustentável/CDS.
Após alguns anos na UNB, fui chamada para assumir uma vaga no Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia/CNPq, onde trabalhei vários anos;
Também tive a oportunidade de trabalhar no Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação por dois anos, como assessora no gabinete do Deputado Ulysses Guimarães – experiência infelizmente interrompida por seu falecimento.
Após minha aposentadoria, segui trabalhando como consultora em diversos organismos, no campo de Política e Gestão de Ciência e Tecnologia.
Constituiu família? Com quem? Limaduartino também? Tem filhos? Quantos e em quais idades?
Sim, tenho dois filhos, Ana Paula Salim (43 anos, Arquiteta) e Celso de Paula Salim (40 anos, músico).
Desde 1997 estou casada com Tirso Sáenz, de nacionalidade cubana.
Ainda tem parentes em LD? Quem?
Sim. A casa em que viviam meus pais continua com meus irmãos, Maria Vicentina e José Carvalho.
Tenho também muitos primos na cidade. Impossível nomeá-los todos.
Vem sempre aqui?
Quando meus pais ainda viviam e meus filhos eram crianças, ia mais vezes, pelo menos nas férias de dezembro e de julho. Atualmente, quase todos os anos vou em julho, na ocasião da Festa de São Vicente/Albergue.
Acompanha notícias da terra natal? Como?
Sim, pela família.
Tem saudades daqui?
Sempre se tem saudades da terra natal, mas, sobretudo dos parentes e amigos que ficam longe.
O que acha que LD mudou para melhor? E para pior?
Não me sinto adequadamente informada para responder essa pergunta. Não tenho dados, sejam econômicos ou sociais, para fundamentar uma resposta.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Fechar
Fechar