POR ONDE ANDA?

É uma coluna do Jornal LD & Cia. sobre limaduartinos que saíram da cidade em busca de outras oportunidades, mas que possuem suas raízes em Lima Duarte.
Nesta edição, a convidada é Vivian Maria de Paula Monteiro Guimarães, atual Procuradora da Fazenda Nacional. Residente em Juiz de Fora, ela menciona suas dificuldades e sua satisfação pelas conquistas alcançadas longe de casa, apesar de toda saudade da família e amigos. Vivian é casada com Cil Farne Guimarães e mãe de Gabriel e Miguel. Filha do casal João dos Reis Monteiro (conhecido como Paulista por todos, desde a época que teve bar em Lima Duarte, pouco antes de se aposentar) e Fátima Terezinha de Paula Monteiro (mais conhecida como Tereza – costureira). Confira entrevista completa:
LD&CIA – Há quanto tempo deixou a cidade? Há vinte e um anos deixei Lima Duarte para fazer o segundo grau no Colégio Técnico Universitário (CTU) em Juiz de Fora.
LD&CIA – O que mudou na sua vida desde então: desde que deixei Lima Duarte, muita coisa mudou na minha vida. As dificuldades que enfrentei ao sair de casa, com apenas quinze anos, foram muitas. A situação financeira familiar era muito difícil e eu sempre tive como objetivo estudar e conseguir uma carreira de sucesso para poder retribuir o esforço que meus pais faziam para que eu pudesse perseguir meus sonhos. Assim que concluí o ensino médio, fiz um curso preparatório para o vestibular e, logo após, ingressei na Faculdade Federal de Juiz de Fora para cursar DIREITO. Formei em 2008, mesmo ano em que me casei com meu esposo e melhor amigo. Durante os cinco anos da Faculdade, pude contar com o apoio e também com a experiência profissional do Cil Farne, que sempre me apoiou e me aconselhou sabiamente, uma vez que também havia se formado em DIREITO e já possuía uma trajetória profissional marcada pelo sucesso. Estudei para concursos públicos durante quatro anos após minha graduação e, graças a Deus e ao apoio dos meus familiares, fui aprovada em alguns destes concursos. Em 2012 ingressei no meu primeiro cargo público, ANALISTA JUDICIÁRIO da Justiça do Trabalho, cargo que ocupei em Juiz de Fora até o fim de 2013. Em 2014 fui nomeada para o cargo de PROCURADORA DA FAZENDA NACIONAL e, para concretizar este sonho em minha vida profissional, precisei fazer uma brusca alteração na minha vida pessoal, juntamente com meu esposo e meu filho Gabriel que, na época, tinha apenas seis meses de vida: tivemos que nos mudar para RIO BRANCO (ACRE). Nesta cidade residimos até meados de 2016, data em que tivemos a felicidade de voltar para mais perto de Lima Duarte, em virtude do Cil Farne ter sido convidado para exercer a chefia da carreira dele em Juiz de Fora. Na minha vida pessoal, fui presenteada recentemente com meu filho mais novo, Miguel, que hoje está com seis meses e que, juntamente com meu outro filho Gabriel, de cinco anos e meu esposo, são a razão da minha felicidade.
LD&CIA – Qual o seu ramo de atuação hoje em dia? Sou servidora pública federal, exercendo o cargo de Procuradora da Fazenda Nacional.
LD&CIA – Destaque algo que aprendeu com a experiência de deixar sua cidade natal em busca de outras oportunidades, longe da família: em toda minha trajetória longe de Lima Duarte, aprendi que, para alcançarmos nossos sonhos e sermos vitoriosos na trajetória percorrida, precisamos fazer escolhas difíceis e concessões o tempo todo. Nada vem ao seu encontro sem sacrifícios e lutar é a única forma de alcançarmos nossas metas. Aprendi que a fé e a autoconfiança são as armas mais poderosas para não nos deixar abalar com dificuldades e pessimismos e que aquele que acredita e persevera, alcança seus objetivos.
LD&CIA – Quais as maiores dificuldades enfrentadas? A saudade diária dos meus familiares e a situação financeira foram as maiores dificuldades enfrentadas.
LD&CIA – Qual a sua relação com Lima Duarte hoje? Têm familiares/amigos? Com que frequência visita a cidade? Minha relação com Lima Duarte hoje é de proximidade. Visito a cidade sempre que posso porque meus familiares mais próximos e do meu marido, bem como amigos nossos residem aqui.
LD&CIA – Pensa em voltar a morar em Lima Duarte futuramente? Não descartamos a possibilidade de, no futuro, voltarmos a residir em Lima Duarte.
LD&CIA – Teria algum conselho para aqueles limaduartinos que almejam trilhar o caminho longe de casa? Meu conselho para quem deseja trilhar seu caminho longe de casa é o de ter fé e perseverança, não desanimar com as dificuldades que surgirão, porque quando você atinge sua meta, você enxerga que as pedras no caminho foram tão importantes quanto a chegada ao objetivo final almejado, porque te lembram que você foi capaz de enfrentar os obstáculos e que é realmente merecedor do sucesso alcançado. Uma coisa é certa: a valorização que nós damos às nossas conquistas é diretamente proporcional ao tamanho das dificuldades superadas.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Fechar
Fechar