ALERTA PARA RISCO DE EPIDEMIA DE DENGUE

COMUNICADO DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE LIMA DUARTE:
Finalizamos, na semana passada, o nosso primeiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti – LIRAa com resultado de 2,1% de infestação. Com esse índice, estamos classificados como município em alerta para o risco de epidemia de dengue ou outras doenças transmitidas por esse vetor. Estes foram os endereços onde se encontraram focos com as larvas do Aedes aegypti em bairros da cidade:
Vila Cruzeiro
1 foco – Rua Santos Dumont
1 foco – Rua Maria Augusta
1 foco – Rua Manuel Ribeiro de Paiva
1 foco – Rua Tiradentes
Centro
3 focos Rua José de Sales
1 foco – Rua José Virgílio
2 focos Rua 30 de Outubro
1 foco – Rua Oldemar Guimarães
Poço da Pedra
2 focos Rua Sebastião Vital Neves
Santo Antônio
1 foco – Rua Ulisses de Paiva
O levantamento foi realizado entre os dias 21 e 25 de janeiro. Seis agentes de combate a endemias inspecionaram 654 imóveis. A maioria dos focos foram encontrados dentro de residências.
A coordenadora da Vigilância Sanitária, Marina Goebel,informou que são realizadas ações de rotina de tratamento focal. que consiste na aplicação de produto larvicida em todos os potenciais criadouros e/ou depósitos com água que não forem passíveis de controle mecânico (destruição, vedação ou destinação adequada). Também são realizadas atividades em Pontos Estratégicos (pesquisa de larvas e tratamento com aplicação de produto adulticida) e o uso de fumacê para bloqueio de transmissão, em casos de notificação de suspeitos de dengue ou outra arbovirose.
Marina disse ainda que foi repassado para as Equipes de Saúde da Família e os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) os locais onde os focos foram identificados neste primeiro LIRAa, para intensificação das visitas. Caso haja a notificação de um caso suspeito de dengue, os ACE estão preparados para realizar o bloqueio de transmissão.
A comunidade também pode e deve ajudar, mantendo os imóveis limpos e denunciando locais com prováveis focos.

LDContraDengue, A RESPONSABILIDADE É SUA!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar