SANTA CASA
A Santa Casa de Misericórdia tem atendimentos de diversas especialidades médicas. Sendo assim, a cada edição, estaremos divulgando uma entrevista com os especialistas, para saber um pouco mais sobre os atendimentos em Lima Duarte. Confira:
Fisioterapia
Nome: Leandro Xisto Cosendey
Formação: Graduado em Fisioterapia em 2004 pela UNESA-RJ; pós graduado em Fisioterapia Cardio pulmonar pelo Instituto Brasileiro de Medicina Reabilitativa- RJ, em 2006; Especialista em RPG (Reeducação Postural Global) e Home Care.
Há quanto tempo atende na Santa Casa de Lima Duarte?
Dei início aos meus atendimentos de fisioterapia na Santa Casa de Misericórdia de Lima Duarte em 2010 e neste período os atendimentos eram feitos apenas no ambulatório. Sempre observei que não existia dentro do hospital um setor de fisioterapia que pudesse trabalhar em sintonia com a equipe multidisciplinar para a execução do tratamento dos pacientes. Assim, elaborei um projeto para a implementação da fisioterapia intrahospitalar na Santa Casa e tive a oportunidade de apresentá-lo ao poder judiciário de nossa cidade e para a nossa alegria ele foi aprovado, tendo a Santa Casa recebido, no ano de 2016, a importância de R$ 15.000,00 (quinze mil reais). Essa verba foi usada para adquirir aparelhos importantes para execução de tratamentos fisioterapêuticos em pacientes críticos, da admissão até a alta, pacientes pós cirúrgicos, com entrada no setor de emergência, etc.
Quais dias e horários atende? Os atendimentos ambulatoriais são realizados por mim nas terças e quintas, de 12:00 às 17:30. Enquanto que os atendimentos intrahospitalares são realizados de segunda a sexta, com horários alternados, tendo em vista a necessidade de acompanhamento dos pacientes internados. Ressalto que a fisioterapia executada no ambulatório da Santa Casa de Lima Duarte é de responsabilidade do Município.
Como é o trabalho desenvolvido? Durante os atendimentos ambulatoriais, desenvolvo atividades fisioterapêuticas voltadas à promoção e reabilitação em diversas patologias. No hospital, a fisioterapia é voltada para o tratamento de pacientes internados, por exemplo, visando a prevenção e tratamento de complicações respiratórias e motoras, reduzindo, assim, o tempo de internação.
Existe sexo e uma faixa etária que mais procura o atendimento de fisioterapia? Quais? A procura por fisioterapia no ambulatório é maior em mulheres, com a faixa etária entre 40 a 70 anos. No que diz respeito à fisioterapia intrahospitalar, a demanda é variável, sendo que o atendimento é prestado a todas as faixas etárias.
Existem tipos de atendimentos indicados para cada caso. Quais são as maiorias dos casos? Na fisioterapia ambulatorial a maior parte dos casos clínicos é a famosa lombalgia, dor na coluna lombar muito comum e que tem como uma de suas causas, vícios de postura, por exemplo. Dentro do hospital, a fisioterapia respiratória para drenagem de secreções pulmonares, oriundas de infecções respiratórias, é a mais comum.
Dentre os atendimentos, tem uma proporção dos que tem tratamento temporário e dos que são contínuos? Em questão de tempo de tratamento, as proporções dos atendimentos de fisioterapia são variáveis, de acordo com a patologia de cada paciente e a resposta que seu organismo dará. Não acho que há uma discrepância entre os pacientes que necessitam de tratamento a longo prazo, ou até mesmo indeterminadamente, daqueles que necessitam de tratamento por fatos isolados como fraturas, acidentes, dores agudas, etc, em que o tratamento tende a ser mais rápido. O importante é lembrar que cada paciente é um paciente, é individual, cada corpo responde de uma forma e o que é rápido para uns, pode ser demorado para outros.
Os idosos engrossam a estatística dos atendimentos em Lima Duarte? Com certeza. Hoje, em Lima Duarte, o número de idosos submetidos ao tratamento fisioterapêutico é grande. O idoso requer cuidados e, principalmente, muito carinho, paciência e amor. Acredito que quanto mais cedo as pessoas tiverem a consciência da importância do tratamento preventivo, menos problemas no futuro terão.
Quais conselhos pode dar para as pessoas diminuírem a necessidade de fisioterapia? Na verdade, as pessoas não precisam reduzir ou abolir a fisioterapia de suas vidas. Isso porque a fisioterapia é uma ferramenta preciosa também na prevenção de patologias ou agravamento destas. O que as pessoas devem fazer é aproveitar-se das diversas especialidades da fisioterapia, para cuidar de sua saúde, fazendo alongamentos, exercícios respiratórios, aulas de pilates, acupuntura, etc. Avaliar as atividades desenvolvidas no trabalho, junto ao profissional fisioterapeuta e conciliar as necessidades do corpo com a técnica preventiva adequada, é muito válido, afinal, é no trabalho que passamos a maior parte do tempo. Exemplo: o trabalho da manicure, normalmente, exige muito da coluna. Assim, esta profissional deve realizar atividades que proporcionarão um reequilíbrio postural.
Os internados no hospital recebem o atendimento fisioterápico, quando necessário? Como funciona? Os pacientes internados na Santa Casa de Misericórdia de Lima Duarte, após serem atendidos pelo médico responsável e uma vez constatada a necessidade de tratamento fisioterapêutico são encaminhados e submetidos a uma avaliação, em que determino a conduta específica a ser realizada. O atendimento é feito em diversos aspectos como, por exemplo, à beira do leito, realizando procedimentos de fisioterapia motora e/ou respiratória; na emergência, atuando com a fisioterapia respiratória, focando na prevenção de complicações cardiorrespiratórias, evitando, assim, a necessidade de intubação orotraqueal; no suporte a todas as etapas da ventilação mecânica, desde o início até a descontinuação, entre outros.