RETROSPECTIVA 2018
Educação
Paralisação de atividades e eventos extra classe marcaram 2018 no setor de Educação.
– Os profissionais da Educação Municipal de Lima Duarte estiveram mobilizados e fazendo uma Paralisação de parte das atividades, devido ao pagamento parcelado do mês de outubro. A Prefeitura pagou somente parte dos salários e não estipulou data para pagar o restante. Os profissionais fizeram uma Operação Tartaruga durante uma semana e retomaram as atividades normais após negociações.
– Foi realizada na Escola Municipal “Padre Carlos”, a Feira de Ciências, com a participação dos alunos do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental. Eles apresentaram diversos trabalhos relacionados aos conteúdos estudados, com ênfase na produção de energia renovável; saúde, prevenção e controle de DST´s e outros. A Feira foi organizada pela Professora Valéria Baumgratz de Paula, com o apoio e a participação de diversos professores e funcionários.
– Já a Feira das Religiões foi realizada na Escola Estadual Adalgisa de Paula Duque, como parte do conteúdo de Ensino Religioso e finalização da disciplina. Os alunos colocaram em prática conhecimentos sobre as religiões, refletindo sobre as diferenças religiosas e culturais dos povos e, assim, diminuindo o preconceito com o que é diferente. A organização da Feira foi da professora de Ensino Religioso, Danielle Arruda, e envolveu os estudantes do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental.
Saúde
O ano de 2018 começou em Lima Duarte com a ameaça real da Febre Amarela. Apesar dos exames dos macacos achados mortos no final de 2017, no município, terem dado negativo, Lima Duarte registrou diversos casos, inclusive com mortes. A Secretaria de Saúde reforçou a necessidade de Vacinação e os mutirões de combate. Foram realizados diversos Levantamentos de Índice Rápido do Aedes Aegypti (LIRAa) em 2018 e focos (100% em imóveis comerciais) do mosquito transmissor da Dengue, chikungunya e zika foram localizados e exterminados.
Esportes
Lima Duarte vem sendo bem representado e ganhou destaque em diversas modalidades esportivas em 2018.
– O atleta limaduartino Bruno Assis representou o município no Tênis de Mesa no Open Juan XXIII em Lima – Peru e fez bonito: 3 medalhas, sendo 1 de prata e 2 de bronze e certificados de segundo, terceiro e quinto lugares. Já na 2ª Copa Das Federações – Etapa Manaus-AM, o mesatenista conquistou medalhas nas modalidades Rating D, Juvenil e Juventude.
– Miguel Mansur de Souza Figueiredo, 12 anos, treina Judô desde os cinco anos e já é graduado na faixa laranja. Em 2018, Miguel participou do 7ª Festival de Judô do Colégio Vianna Junior, com 150 judocas, entre 5 a 18 anos. Miguel terminou em 1º lugar na classe pré-juvenil categoria meio-pesado.
– Nicollas Almeida Sobrinho (Nico), de 10 anos, acumula 17 lutas de Muay Thai, oito lutas de Jiu Jitsu. Hoje ele não disputa só no Muay Thai, pois quer migrar para o MMA e vem praticando o Muay Thai, Capoeira, boxe e Jiu Jitsu. O atleta participou de diversos campeonatos e foi convidado para fazer a seletiva da Confederação Brasileira de Muay Thai (CBMTT), seletiva para as Olimpíadas da França de 2024. Em setembro, participou da abertura de um dos maiores eventos do Brasil, o Favela Kombat. Nos últimos seis combates, Nico ficou em 1º lugar em todos.
– A Prefeitura Municipal de Lima Duarte realizou, em Agosto, na Quadra Poliesportiva Wilson de Oliveira, os Jogos Escolares Municipais – JEM, entre crianças do 4° e 5° ano, com jogos de Futsal para os meninos e queimada para as meninas.
– A Liga Desportiva Limaduartina (LDL) foi criada em 01/01/2018, com o objetivo de organizar o futebol de Lima Duarte, formalizando os times e fomentando os trabalhos das categorias de base. A Liga foi formada pelos times: Associação, Social, Santa Terezinha, Minas, Cruzeiro e Vila Nova, que participaram do Campeonato de Futebol, de 23/09 a 30/12, dando vitória ao Cruzeiro.
– Lima Duarte destacou-se, também, no cenário internacional. O jogador limaduartino Wiris Gustavo de Oliveira, de 18 anos, assinou um contrato de três anos com o PFC Lokomotiv Plovdiv, um time de futebol da Bulgária. Ele joga de primeiro volante ou meio campista e foi descoberto em Lima Duarte, em uma avaliação promovida pelo falecido Júlio César.
– O Minas Esporte Clube sagrou-se Bi Campeão da Copa Alterosa, torneio disputado na Zona da Mata e Campo das Vertentes. O Trintões venceu o jogo da final por 1 x 0, levando a disputa para os pênaltis, quando o Minas venceu por 5 x 4.
Cultura
Vários eventos marcaram a Cultura de Lima Duarte em 2018. Confira:
– Aconteceu durante o Festival Ibitipoca Blues, no mês de Agosto, a Mostra “Elementos”, da limaduartina Angela Falcometa, e o Lançamento do livro Who’s who brazilian artistic, uma coletânea brasileira de artes, com sua participação.
De carreira Internacional, Angela Falcometa já representou o Brasil em 26 Exposições nos Estados Unidos, Europa e América Latina, em renomadas galerias e museus, sendo condecorada e premiada em prestigiados salões.
Estreando no Circuito Europeu de 2018, Angela Falcometa representou a arte brasileira em Barcelona/Espanha.
– Realizado pelo Clube do Cavalo de Lima Duarte, com vários apoios, o 3º Festival de Carros de Boi contou com 67 carros e mais de 200 carreiros. A população compareceu à festa tradicional, tanto no desfile, quanto no leilão beneficente para a Santa Casa e shows. O Leilão de Prêmios destinou-se às Instituições Santa Casa, Albergue e APAE.
– A 20ª edição da Gincana de Olaria foi realizada em outubro.
Totalmente organizada por Gilmar Eustáquio D´Ávila Campos, a gincana teve 101 provas e o apoio de quatro outras pessoas para a realização, além do total apoio da Prefeitura. Quatro equipes participam: Cem Pecados (Vencedora), Rosa Gomes, Energia e Pinga Pura.
– O 20º Encontro de Cavaleiros e Amazonas do Clube do Cavalo de Lima Duarte foi realizado em junho. O evento contou com diversos shows, barracas e a tradicional cavalgada pelas ruas da cidade.
– A Gincana Cultural do bairro Poço da Pedra movimentou todo o bairro e região, com 48 provas e 30 provas relâmpago, realizadas por 3 equipes: Ki Loucura, Apimentados e Última Hora, com 45 pessoas. Kiloucura venceu, seguida da Apimentados e Última Hora.
– O Grupo de Teatro Cia. de Varal, cujas aulas são ministradas pelo professor e ator Luciano Borges, tem atuado de forma persistente em Lima Duarte e apresentou duas peças em 2018. O Grupo participou do XIII Nepopó – Festival de Teatro de São João Nepomuceno e foi indicado como Melhor Cenário e Melhor Figurino, ganhando o Troféu de Melhor Figurino na categoria Drama.
Geral
– O processo sobre o desabamento do prédio em construção e comprometimento de moradias e estabelecimentos comerciais na Paradinha está nos capítulos finais. O desabamento ocorreu no final de 2013, comprometendo a obra e demais construções ao redor. Em 2018, a Justiça, autores e réus chegaram a um acordo de indenização: os proprietários entregam os terrenos e construções para a Prefeitura e recebem, em troca, novos terrenos no Loteamento Sagrado Coração. A Prefeitura ficará responsável pela recuperação e manutenção do local na Paradinha e, no novo loteamento, fará a entrega dos lotes com toda a infra estrutura.
– A nova Mesa Diretora da Câmara Municipal, para o biênio 2019/2020, terá como Presidente: Marcelo Rodrigues de Freitas, Vice Presidente: José Jayme Carvalho da Cunha, 1º Secretário: Aristides dos Reis de Magalhães e 2º Secretário: João Batista de Moura Júnior.
– Na AALD, a eleição foi realizada dia 18/12, contando com duas chapas e dando vitória a Moacir Virgínio. No Minas, duas chapas concorreram e o atual Presidente, Paulo César Calixto foi reeleito.
– Os integrantes do Pelotão da Polícia Militar de Lima Duarte vem desenvolvendo, há dois anos, o projeto Social Movimento do Bem, de treino de Jiu Jitsu, para crianças de 06 a 16 anos. Os alunos já participaram de torneio em Juiz de Fora e, num total de 15 participantes, seis venceram em suas categorias e uma aluna foi campeã da categoria absoluto (disputa de cinturão, onde não se leva em consideração o peso do atleta). Dos mais de 70 alunos que representaram a academia com sede em Juiz de Fora, quatro levaram cinturão e um deles veio para nossa cidade, conquistado pela aluna Maria Eduarda.
– A Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (APAE) de Lima Duarte inaugurou sua sede própria dia 23/03, com a presença da diretoria, funcionários e usuários, além de autoridades e convidados. Foi realizada uma bênção, apresentações culturais e discursos de autoridades. Hoje a instituição conta com 300 sócios contribuintes, 70 usuários e oito funcionários.
Política
Ações populares e outros motivos levaram a Justiça a julgar e condenar agentes políticos em Lima Duarte, Pedro Teixeira e Olaria.
– O prefeito, o vice-prefeito, 11 vereadores e oito secretários municipais, que estavam nos cargos na legislatura 2013-2016, terão que restituir aos cofres públicos da cidade, os valores atualizados de salários recebidos indevidamente. A decisão judicial é resultado de uma Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público (MP), depois que os políticos foram beneficiados pelo aumento promovido indevidamente pelas Leis Municipais 1693 e 1694, promulgadas em 2012.
A Justiça declarou a nulidade e a inconstitucionalidade das duas leis, porque o aumento dos subsídios foi determinado fora do prazo estabelecido em lei e o pagamento de 13º salário não pode ser fixado para agentes políticos.
– Outra Ação Civil Pública ainda tramita no MP, questionando outro aumento de salários votado e aprovado pelos vereadores, por voto secreto, em 2015. Os vereadores aprovaram o aumento de salários para Prefeito, Vice Prefeito, Secretários e Vereadores para a próxima legislatura. O então Prefeito, Arzenclever Geraldino Silva, vetou os projetos, mas os vereadores derrubaram o veto somente para os próprios salários.
– O Ministério Público moveu Ação Civil por ato de improbidade administrativa, contra Idílio Neves Moreira, prefeito municipal de Pedro Teixeira no mandato de 2009 a 2012 e atualmente. O administrador foi condenado a ressarcir os cofres públicos R$128 mil corrigidos, a pagamento das custas processuais e à suspensão dos direitos políticos por 10 anos. A Ação baseou-se em fatos que comprovam que Idílio Neves Moreira aproveitou-se da função de prefeito e utilizou indevidamente de recursos públicos para pavimentar e calçar o loteamento Pinhazinha, de sua propriedade.
– A Justiça condenou três ex-presidentes da Câmara Municipal de Olaria – MG, por improbidade administrativa. A decisão foi devido ao descumprimento de uma lei de 2008, que determinava que o Legislativo realizasse concurso público para contratar servidores efetivos. Os ex-presidentes condenados foram Nivaldo Ribeiro Valeriano, João Batista Nunes e Carlos Otávio de Paula Rodrigues, que devem pagar multa de 10 salários-mínimos, além da suspensão dos direitos políticos e da proibição de contratar com o Poder Público por três anos. Os três réus estão recorrendo da decisão.
Agropecuária
Os limaduartinos vêm enfrentando a crise econômica no setor rural, buscando alternativas como a produção do queijo minas artesanal e a criação de cordeiros. Mas a agropecuária também tem se destacado, como no caso da Fazenda Pão de Angu, de propriedade da família Pereira e a suinocultura.
– A família proprietária do Sítio Santana, na comunidade Perobas, está produzindo o queijo artesanal, usando parte da produção leiteira e fornecendo o restante para um laticínio da cidade. A produção é de 100 litros de leite/dia e cinco queijos por dia. Já construíram uma queijaria artesanal, nos moldes da legislação vigente, e pretendem aumentar a produção diária para 10 queijos. Eles pretendem participar da criação de uma associação dos produtores de Queijo Minas Artesanal Serras da Ibitipoca, com a união de todos os produtores das 16 cidades inclusas na microrregião.
– Os cariocas Arnaldo e Terezinha Valentim, moradores de Lima Duarte, perceberam o aumento no consumo de carne de cordeiros e começaram a criar os animais há três anos. Hoje fazem parte de uma Associação de Produtores, vendem o cordeiro vivo, para abate no Rio de Janeiro e em São Paulo e fazem linguiças e hambúrgueres com a carne dos animais abatidos no Sítio Urucum, com a marca Cordeiro e Cia.
– Já a Fazenda Pão de Angu, de propriedade dos herdeiros de Fernando Pereira, vem dando ótimos resultados com a produção leiteira e gado de corte. Há oito anos, fazem três ordenhas, atingindo 5.500 litros/dia, com 170 vacas. A Fazenda foi escolhida para a Medalha do Mérito Rural Faemg 2018, a maior comenda do agronegócio mineiro, entregue a 17 pessoas e instituições de destaque do meio rural, sendo nove produtores rurais mineiros.
– O empresário Joaquim Campos Pereira ficou em 1º lugar na 10ª edição do “Melhores da Suinocultura Agriness. A premiação envolve mais de 1400 granjas do Brasil e outros países. A granja tem 26 anos e participa do Concurso há seis anos, ficando entre as 10 primeiras colocações em todas as participações.