PSICÓLOGA ORIENTA SOBRE ANSIEDADE

A ansiedade é um estado emocional e nos ajuda a prevenir situações de perigo próximo ou distante, desencadeia sentimentos como preocupação, aflição e medo, isso pode acontecer quando, nos vemos em meio ao perigo/desafio, e pensamos: “ou eu luto e enfrento o medo, ou fujo e esquivo dele”, a decisão da escolha profissional, ou o dia do vestibular, podem representa tais episódios.
A escolha profissional precisa ser embasada sob a ótica da identidade pessoal, imagem que temos sobre nós, desenvolvida a partir das relações interpessoais; papel social, normas e preceitos que a sociedade espera do indivíduo em sua ocupação e renda, retorno financeiro. Muitas vezes há uma responsabilidade irreal de que ao escolher um curso este será definitivo e sem volta, pois para muitos jovens esse momento é o rito de passagem para a vida adulta, que por sua vez pode ser a única possibilidade de uma vida melhor. Embora alguns adolescentes tenham facilidade em escolher uma profissão e veja está como um fim em si; estou realizado! Isso pode se tornar um processo perturbador, pois pode haver uma cobrança sobre o status social da profissão escolhida por parte da família, ou o mercado de trabalho, ou o próprio retorno financeiro, embora o jovem não deva deixar esses pontos de lado, apenas eles não devem ser as únicas referências. É preciso fazer indagações como, “Esse curso é realmente o que quero para mim? ” “Quero trabalhar com isso? ” “Eu realmente gosto disso? ”. É preciso considerar todos os pontos envolvidos nesse processo.
No dia das avaliações não deixe a ansiedade prejudicar seu desempenho, pense no caminho que trilhou até aqui, se alimente bem, durma bem e respire fundo e se ainda não se sentir preparado ou não atingir o desempenho que gostaria, não se sinta desqualificado, não passar não representa fracasso pessoal, pode ser que naquele momento especifico você não estivesse se sentindo bem, caso isso ocorra aproveite para avaliar o que pode fazer para melhorar no próximo ano e não desista!

Bárbara Guimarães Oliveira – Psicóloga da ELOS – Psicologia Aplicada.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar