POR ONDE ANDA

É uma coluna do Jornal LD&CIA sobre limaduartinos que saíram da cidade, em busca de outras oportunidades, mas que possuem suas raízes em Lima Duarte.
Nesta edição, Marina Barros, 31, conta um pouco de sua trajetória de ter deixado Lima Duarte há 3 anos e o que mudou desde então. Atualmente casada e com 1 filho, Marina destacou, além dos aspectos particulares, a realização do mestrado, como uma das mudanças que o período no exterior tem lhe proporcionado.
Filha de Mara Barros e Valdir Campos, ela atualmente mora na Áustria, país localizado na Europa Central, cuja língua oficial é o alemão, além de outros idiomas regionais reconhecidos, como o croata, o húngaro, o esloveno e o inglês, também bastante falado pela população austríaca, que normalmente aprende um terceiro idioma, em geral, o francês. A economia é de alto padrão de vida, com um crescimento acima da média. Trata-se de um dos países mais estáveis do mundo. Nesse contexto social e econômico diverso da realidade brasileira, Marina busca qualidade de vida longe da família, mas a saudade se faz sempre presente. Confira os detalhes da entrevista:
LD&CIA – Há quanto tempo deixou a cidade?
Há pouco mais de 3 anos.
LD&CIA – Onde reside atualmente:
Áustria.
LD&CIA – O que mudou na sua vida desde então:
Tudo! Fiz mestrado, me casei, virei mamãe.
LD&CIA – Qual o seu ramo de atuação hoje em dia?
Microbiologia.
LD&CIA – Destaque algo que aprendeu com a experiência de deixar sua cidade natal, em busca de outras oportunidades longe da família:
Aprendi que existem muitos caminhos possíveis de serem trilhados, e cabe a cada um escolher o seu.
LD&CIA – Quais as maiores dificuldades enfrentadas?
As barreiras culturais e linguísticas, que podem ser maiores ou menores, dependendo de como são encaradas.
LD&CIA – Qual a sua relação com Lima Duarte hoje? Tem familiares/amigos? Com que frequência visita a cidade?
Ainda me sinto muito ligada a Lima Duarte. Minha família toda mora aí e ainda tenho alguns amigos. Desde que saí, só voltei uma vez, mas não foi por falta de vontade!
LD&CIA – Pensa em voltar a morar em Lima Duarte futuramente?
Nunca se sabe. O futuro a Deus pertence!
LD&CIA – Teria algum conselho para aqueles limaduartinos que almejam trilhar o caminho longe de casa?
Aconselho a fazerem planos de maneira prática e objetiva. É comum achar que o “lá” é melhor que o “aqui”, mas nem sempre isso é verdade. Não existe lugar perfeito, e somente a pessoa sabe dizer onde o seu calo aperta.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Fechar
Fechar