Sociedade Alternativa vence Gincana de Lima Duarte
Pela 5ª vez consecutiva, equipe se consolida como a grande campeã da competição
Após uma eletrizante disputa, a Gincana de 2017 que ocorreu nos dias 17, 18 e 19 de novembro confirmou o favoritismo da equipe Sociedade, equipe atualmente com o maior número de vitórias na competição.
Destaque para o retorno da equipe Los Babudos que foi responsável por movimentar o placar (no modelo com 5 equipes, a maioria das provas disputadas dentro da Quadra variam a pontuação entre 5, 3 e 1 o que possibilita um placar mais disputado). A disputa acirrada “ponto a ponto” entre Carniceira e Sociedade Alternativa permanceu até a hora do resultado e a diferença de apenas 7 pontos ilustrou a conquista disputada pelo título.
RESUMO DOS TRÊS DIAS DE COMPETIÇÃO
Apresentando a novidade do retorno da equipe Los Babudos, a Gincana iniciou com as tradicionais aberturas das equipes cujo tema era “quadrilha estilizada”. Cada equipe teve liberdade de criação e escolha de figurino e músicas e todas executaram suas respectivas aberturas de maneira apropriada e divertida, motivando as torcidas. O placar apontava vantagem para a equipe Cascavel que terminou em primeiro, seguida por Sociedade, Carniceira, Los Babudos e Ket Xup.
No sábado pela manhã, as provas que envolviam piscina foram realizadas com um público reduzido, mas não deixaram de empolgar torcedores. À tarde, como já é tradição da Gincana, foram realizadas inúmeras tarefas envolvendo crianças e idosos. O placar apontava Sociedade Alternativa, Carniceira e Los Babudos empatadas em primeiro lugar durante o dia todo.
Na manhã de domingo foram realizadas provas que haviam sido transferidas de sábado (por causa da forte chuva, parte das tarefas ficou comprometida). Já na parte da tarde, as modalidades esportivas fizeram explodir as torcidas das 5 equipes. Com jogos empolgantes – destaque para a disputa do vôlei entre Sociedade e Cascavel onde a Equipe Socidade Alternativa conseguiu reverter o placar bem no final e acabou vencendo – o badmington, pouco conhecido na cidade despertou atenção.
Despontando como as favoritas ao título, Sociedade e Carniceira foram as equipes que mais pontuaram, respectivamente, nos “esportes”. Finalizou-se a gincana com a Prova Relâmpago e pouco tempo depois, o resultado final foi divulgado. Placar final: Sociedade Alternativa 125 pts; Caniceira 118 pts; Los Babudos 89pts; Ket Xup 86 pts; Cascavel 110 pts.
PALAVRA DA COMISSÃO
Toda avaliação de eventos será, sempre, baseada em opiniões pessoais, devido a visões e expectativas diferentes de cada pessoa. A comissão, em reunião realizada após a festa, pode resumir em duas palavras: missão cumprida. É evidente que não tínhamos a pretensão de fazer uma gincana perfeita e, de certa forma, nos preparamos para os imprevistos, enquanto sempre nos reportando a nossas conversas nas reuniões de trabalho, ao procurar avaliar cada situação para ter uma decisão lógica e dentro do que esperávamos de cada tarefa. Para as equipes fica um pouco mais confortável, pois nos seus erros perdem pontos e se avaliam internamente, enquanto a comissão, em suas falhas, tem que dar decisões que dificilmente agradam a todos. Tudo isto em curto espaço de tempo. Talvez já tenhamos sido injustos em algum momento, mas jamais faríamos de forma intencional. Nosso termo de “missão cumprida” significa a tranquilidade na avaliação do que fizemos, comparando com o que pretendíamos para a festa e o que foi alcançado. Temos a certeza de que as equipes perceberam isto e continuam respeitando nosso trabalho. Aliás, sempre repetimos que nossa gincana cresce porque tem o alicerce da confiança das equipes e da população. A comissão recebe isto como uma gratificação pelo trabalho. Obrigado por confiar na gente. Contem sempre conosco.
Alguns pontos positivos merecem destaque, a seguir:
Interação das equipes com a comissão na busca de soluções de tempo e espaço para as tarefas.
Procura de tarefas com o mínimo possível de regras. Inventamos as brincadeiras, inventamos as regras e os riscos sempre são grandes.
Percebemos melhor organização das equipes, com chefes mais ativos e atentos. Gostei muito de uma frase que ouvi de uma chefe de equipe, em programa da rádio: são momentos de criar lideranças.
Continuamos envolvendo todas as idades. Tivemos tarefa para crianças de 4 anos e maiores de 70.
Presença da Rádio Serrana FM, com cobertura ao vivo de várias atividades. Para 2018, vamos intensificar esta parceria.
Enfim, seriam muitas coisas que aconteceram e que fazem a razão da festa continuar e crescer. Acima, apenas alguns tópicos. Fica a critério de cada fazer sua avaliação.
Sobre pontos negativos, fica em aberto e a comissão fica atenta para ouvir. Só adiantamos que as construtivas terão prioridade nas avaliações. Afinal, só apontar o dedo, não conserta a gincana e nem o mundo.
Encerro anunciando duas tarefas para 2018: as mensalidades da APAE em dia, com multa de 3 pts para quem não cumprir e o forró para os casais de mais de 70 anos, que, infelizmente, devido a falta de energia elétrica não foi realizado. Todas as equipes pontuaram, pois os casais estavam presentes e animados, mas, não aconteceu o baile. Já fica o convite para 2018. Contamos com todos e obrigado pelas presenças e paciência.