Projeto “Hospitais Iluminação” da CEMIG promove eficiência energética na Santa Casa

Hospital recebeu da Cemig 983 itens, incluindo luminárias, lâmpadas e reatores.

No dia 27 de dezembro de 2017, a Santa Casa de Misericórdia de Lima Duarte recebeu da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) lâmpadas, reatores e luminárias (todos com selo PROCEL e homologados pelo Inmetro) para substituição de todo o sistema de iluminação do hospital.
O Projeto “Hospitais Iluminação” visa à redução no consumo de energia e, consequentemente, redução das faturas de energia, contribuindo para adimplência dos hospitais que, muitas vezes, encontram-se em dificuldades financeiras.
Após visita do Gerente da Cemig, Ernando Antunes Braga, e do Técnico Comercial, Edson Lima Campos, à Santa Casa de Misericórdia de Lima Duarte, oportunidade em que prestaram orientações sobre o Projeto “Hospitais Iluminação”, a administração da Santa Casa realizou o cadastro junto à Cemig, informando toda a realidade do sistema de iluminação do hospital
A instituição recebeu 983 itens, incluindo reatores, luminárias e lâmpadas fluorescentes tubulares de 16W e 32W, em um investimento de R$18.026,43.
A Cemig também proverá a mão-de-obra dos serviços de substituição dos conjuntos de iluminação, que ocorrerá em breve, através de empresa terceirizada da CEMIG, sem custo para o hospital.
Os sistemas modernos utilizam reatores eletrônicos que possuem uma potência 90% inferior aos eletromagnéticos que são utilizados atualmente. As luminárias possuem películas reflexivas que aumenta o índice de iluminamento e as lâmpadas fluorescentes antigas possuem uma potência de 40 e 20w ao passo que as novas são de 32 e 16w, ou seja, uma redução de 20%. Com os ganhos destas substituições obtém-se uma redução de até 40% do consumo de energia com iluminação.
Estes novos equipamentos permitirão, além de economia de energia, sensível melhoria na qualidade da iluminação, propiciando a todo o corpo clínico maior segurança na execução dos procedimentos médicos e melhoria no conforto dos pacientes. Além disso, este novo sistema de iluminação permitirá a eliminação de interferência eletromagnética dos demais equipamentos do hospital.
A substituição dos conjuntos de iluminação possibilitará à Santa Casa vários benefícios:
– Redução das despesas com energia elétrica;
– Economia entre 35% a 75% do consumo de energia nos pontos de iluminação;
– Redução do custo operacional;
– Padronização dos materiais;
– Equipamentos instalados em início de vida útil;
– Equipamentos com elevado tempo de vida útil;
– Equipamentos com elevados índices de eficiência energética;
– Criação de rotinas de manutenção adequada;
– Gerenciamento de metas de consumo;
– Estabelecimento de novos hábitos de consumo;
– Preservação do meio ambiente.
“É uma grande honra sermos contemplados com esses equipamentos e serviço, visto que o Hospital recebe um número significativo de pacientes de Lima Duarte e região: 2000 pacientes no ambulatório por mês e cerca de 70 internações, além de funcionar 24 horas ininterruptamente, possuindo um consumo significativo de energia. Além de maior eficiência energética, a substituição desses conjuntos de iluminação proporcionará maior segurança em nossos procedimentos e contribuirá para a preservação do meio ambiente, na medida em que economizaremos energia. A direção da Santa Casa de Misericórdia de Lima Duarte agradece à Cemig, principalmente o apoio do Gerente Ernando Antunes Braga e do Técnico, Edson Lima Campos”, destacou Mayara Moreira, Provedora da Santa Casa.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar